quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por Tatá Vianna

Isso é Comunidade! Alô povão agora é sério! Canta Mocidade, segura!

Em um shopping carioca, num domingo de muito calor, por volta de 12h35 da tarde, chegou ele, todo feliz e contente, vestido com as cores que representam a sua escola. Esbanjando muita simpatia, humildade e ótimo humor fazendo com que a entrevista ocorresse totalmente de forma descontraída.
(Foto: arquivo pessoal do intérprete)
Você já ouviu falar em Edson Feliciano Marcondes ? Sim ou não? Tenho certeza que sim... Independente de sua resposta a partir de agora, você irá conhecer melhor esse talentoso, humilde e premiado intérprete carioca, conhecido como Nêgo, exclusivamente aqui no oabrealas.
Considerado por especialistas como um dos melhores intérpretes da atualidade, compositor, ganhador de cinco estandartes de ouro (sendo o maior vencedor até o momento), pai de familia e fã assumido do irmão Neguinho da Beija-flor.“Tive a felicidade de ter sido descoberto na minha própria casa, pelo Neguinho. E hoje graças a Deus, tenho a felicidade de ter um irmão que tem orgulho de mim, do meu trabalho e isso é muito importante.” Afirma o intérprete.
(Foto: arquivo pessoal do intérprete)
Ao longo de sua trajetória, Nêgo passou por grandes escolas como: Beija-flor, Unidos da Tijuca, Arranco do Engenho de Dentro, Villa Rica, Grande Rio, Salgueiro, Império Serrano, Viradouro e atualmente Mocidade Independente de Padre Miguel. Além das escolas, Ilha da Marduque, Bambas da Alegria, União da ilha do IAPI (Todas de RS), e União da ilha da Magia (SC), sendo sempre muito elogiado por suas ótimas interpretações.
Nêgo irá comemorar em 2011, aniversário duplo por 30 anos de carreira e 25 anos como intérprete oficial de escolas do grupo especial, estando sempre presente nos desfiles na Marquês de Sapucaí.


Nome completo? Edson Feliciano Marcondes.

Data de nascimento? 15/08/1959 (55 anos). 


Naturalidade? Nova Iguaçu/RJ. 


Bairro onde reside? Niterói. 


Filhos? Três.


.Profissão? Metalúrgico. 


Time do coração? Flamengo. 

Cor preferida? Verde. 


Prato preferido? Tudo que for relacionado a peixe.  


Uma mulher bonita? Morenas, um exemplo Quitéria Chagas. 


Um homem inteligente? Neguinho da Beija-flor. 


Um ídolo? Neguinho da Beija-flor.
 (Foto: arquivo pessoal do intérprete)


O que o “Edson” gosta de fazer, como forma de lazer quando esta fora dos palcos? Pescar. 


Um sonho? Conhecer os lençóis Maranhenses. 


Como surgiu seu apelido “Nêgo”? Caseiro, surgiu em casa veio do meu próprio irmão.


Prefere compor ou cantar? Gosto dos dois. No momento mais cantar. 


O que é ser intérprete de escola de samba? É cantar, dentro de uma situação harmônica que possa levar todos os componentes e pessoas que torcem pela escola á cantarem junto e fazer com que as pessoas se sintam maravilhadas com aquilo que estamos fazendo.  


Se defina em uma única palavra? Simplicidade. 


Como foi seu inicio no mundo do samba? E o que te levou a ser sambista? Foi com meu irmão Neguinho. Ele é o único causador disso tudo, se hoje sou cantor o responsável é ele. O irmão mais novo sofre a influência do mais velho, ele presta sempre atenção no mais velho, tudo que ele fazia que eu achasse que era bonito eu fazia também.


Se não fosse intérprete, seria... Metalúrgico.


Um desfile emocionante? Aquarela Brasileira.    


" ...O Rio dos sambas e batucadas
dos malandros e mulatas
com seus requebros febris.
Brasil, essas nossas verdes matas
cachoeiras e cascatas
de colorido sutil
e este lindo céu azul de anil
emolduram em aquarela o meu Brasil..."

                                                  (Império Serrano/2004)



Um samba inesquecível? Sublime Pergaminho.

"...Mais tarde raiou a liberdade
Pra aqueles que completassem
Sessenta anos de idade
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal..."

                             (Unidos de Lucas/1968)



Um momento marcante na carreira? O primeiro samba enredo que ganhei na Beija-flor em 1981, que foi o começo da minha história. 


Você tem vontade de defender algum samba re-editado na Sapucaí? Ziriguidum 2001 

" Desse mundo louco
De tudo um pouco
Eu vou levar pra 2001
Avançar no tempo
E nas estrela fazer meu Ziriguidum
(meu Ziriguidum)
Nos meus devaneios
Quero viajar ..."

                               (Mocidade/1985) 


O que representa o carnaval na sua vida? Pra mim é tudo! 


Existe algum preparo especial no dia do desfile? Sim, vários e preparar a garganta o mais importante. Tenho um médico fora da escola que cuida da minha garganta e uma fonoaudióloga que hoje trabalha comigo dentro da Mocidade. 


Como surgiu seu grito de guerra. “Alô, povão agora é sério! Canta (nome do bairro da escola), segura!”? Surgiu quando saí da Beija-flor de Nilópolis, E fui para a Unidos da Tijuca em 1986 e a escola teve a infelicidade de descer indo para o segundo grupo. E criei o “Agora é sério” para motivar a escola a voltar para o grupo especial . A Tijuca foi a escola que me projetou como cantor, foi a primeira escola onde fui intérprete oficial. 


Um exemplo de intérprete de samba enredo hoje? Neguinho da Beija-flor. 


Jamelão não gostava da denominação “Puxador”, você se importa? Eu não gosto, mas prefiro que me chame de cantor, de intérprete. Como todos os outros cantores respeitados, e na avenida interpretamos o samba para que a escola faça um bom desfile. 


Como você se sente, sendo o maior vencedor do Prêmio Estandarte de ouro (1991/1994/1999/2004/2006), na categoria melhor intérprete de samba enredo da atualidade? Eu fico muito feliz.


Você já passou por grandes escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio, Salgueiro, Viradouro, Império Serrano e agora a Mocidade. Deseja passar por mais alguma outra? Minha vida entrega nas mãos de Deus. Quem vai dizer quanto tempo ficaremos em uma agremiação, não é agente é a comunidade, daquele local ,a diretoria da escola e Deus.


Você já foi intérprete de escolas de samba do Rio grande do sul e Santa Catarina. A função Intérprete de samba é mais valorizada em outros estados, ou aqui no berço do samba? Aqui no Rio de Janeiro, no berço do samba. Mas, depende muito do cantor, do artista.


 (Foto: arquivo pessoal do intérprete)
Após problemas financeiros com o Império Serrano, você se desligou da escola. Voltaria a assumir o microfone principal da verde -e -branca da Serrinha um dia? É uma escola de samba que marcou minha vida. Ganhei dois estandartes de ouro na escola, tenho vários amigos. E posso dizer que alguns não são amigos e sim irmãos e onde você tem irmãos e amigos a qualquer momento você pode voltar. 


Você fica chateado, quando fazem comparações entre você e seu irmão Neguinho?Por quê? Não. Minha característica é diferente da característica do Neguinho. Cada cantor tem uma característica, é igual a jogador de futebol, onde cada um tem uma maneira de jogar. Eu tenho minha maneira de interpretar, um estilo meu próprio. O Neguinho tem o estilo dele e acho o Neguinho um excelente cantor. Nós somos irmãos, ele começou primeiro, e graças a deus sei respeitar meu irmão, como sei respeitar todos aqueles que chegaram primeiro como Ney Vianna entre outros, que abriram as portas pra gente hoje.


Todo mundo sabe, que você é muito requisitado para defender sambas enredo em cortes de samba. Você considera a escolha do intérprete como o sucesso ou o fracasso de um samba dentro de uma disputa? Eu acho que sim, o cantor da um toque final. É como se você fizesse uma casa , e uma boa casa precisa ter um bom acabamento e para ter um bom samba enredo precisa -se de um bom cantor. 


Este ano, você foi campeão defendendo sambas nas escolas Mangueira, Salgueiro, Viradouro, Imperatriz, Beija-flor e Vai-Vai em São Paulo para 2011. Qual o segredo de tantas vitórias? Ter confiança naquilo que esta fazendo, muita fé em deus e praticar fazer bastante aula de canto, para fazer as divisões do samba certo,cantar certo fazendo as coisas bonitas.



 (Foto: arquivo pessoal do intérprete)
 Dercreva a emoção de ter defendido  samba campeão da Beija-flor para o    carnaval 2011, sendo seu sobrinho Jr. Beija-flor um dos compositores da obra ? Bom,  esta no palco da Beija-flor , já é muito emocionante. Sou bi-campeão como cantor, eu ganhei ano passado e não estava com meu sobrinho. Já esse ano eu estava junto com minha família e fiquei muito feliz. O J.R esta começando, é um bom menino, um garoto muito bacana, ele esta sempre junto e eu torço bastante para que ele siga nossa carreira e o que eu puder fazer por ele como tio irei fazer.  


Gostou da safra de sambas para o carnaval 2011? Gostei. Bons sambas.


(Foto: arquivo pessoal do intérprete)
Em 2011 será seu segundo desfile pela Mocidade independente de padre Miguel, o que a comunidade e admiradores da escola, podem esperar de você? Dedicação. Darei meu suor, meu sangue na avenida para fazer o meu povo (no caso a Mocidade), que hoje faz parte da minha família. Família, essa, que me deu o seu pavilhão para defender e darei tudo de mim para escola fazer um grande desfile.


“...Tá todo mundo aí? Levante a mão
Quem é filho desse chão
Chegou a Mocidade fazendo a alegria do povo
Meu coração vai disparar de novo.”

                                         (Mocidade/2011) 



Deixe uma mensagem, para os sambistas do site oabrealas. 

Que continuem acessando esse site maravilhoso, que será um dos maiores sites de carnaval do Brasil e do mundo. Porque quando se tem um site dessa qualidade, que tem pessoas que vem da raiz do samba e que conhece samba. Nós temos que abraçar e dar total apoio. Desejo muito Sucesso, sucesso e sucesso. 

Nêgo









sábado, 9 de outubro de 2010

Vem chegando Igor Vianna, vamos Lá !! Desperta !!!!!

Por  Tata Vianna



Foto arquivo pessoal de I
Dizem que filho de peixe peixinho é... E Igor Vianna vem comprovando na prática essa teoria. Filho do saudoso intérprete Ney Vianna, que foi voz oficial da Mocidade independente de padre Miguel, por quase vinte anos e considerado um dos melhores intérpretes do nosso carnaval. Igor vem trilhando os mesmos passos de seu talentoso pai, dono de uma voz forte, com boa interpretação e segurança no cantar, Igor vem conquistando fãs e amigos por onde passa, com sua alegria, humildade e simpatia.
No ano de 2002, ocorreu seu 1º desfile como intérprete, pela Unidos de Vila Kennedy, após um fato inusitado acontecer. O até então intérprete oficial da escola, Quinzinho era também o 2º interprete do Império Serrano, logo não poderia ser também de outra agremiação e acabou optando pela escola da Serrinha. Fazendo assim, com que Igor que era compositor do samba campeão daquele ano, assumisse o 1º microfone da escola.
Foto arquivo pessoal de Igor
Já em 2003, foi convidado a apoiar o consagrado intérprete Rixxa, como o 2º intérprete da União de Jacarepaguá, que após seu grande sucesso na avenida, passou a ser muito procurado para defender sambas nas eliminatórias de diversas escolas, construindo assim seu nome.
  Foi também apoio do interprete Tinga na Vila Isabel de 2005 a 2007, intérprete oficial da Tradição de 2006 a 2009 e ganhador do prêmio samba net de melhor intérprete do grupo A de 2009 pela Tradição. Apoio na Portela e intérprete oficial da Santa Cruz em 2010. Estando agora junto com David do Pandeiro, no comando do carro de som da verde e branca de Niterói a Acadêmicos do Cubango para o carnaval 2011.


  1. Nome completo: Igor da Rocha Vianna.
  1. Data de nascimento :  27/07/1980.
  1. Naturalidade : Rio de Janeiro.
  1. Profissão : Músico.
  1. Estado Civil: Casado e muito feliz.
  1. Time de coração : Flamengo.
  1. Cor preferida: São duas, verde e branco.
  1. Praia ou Serra : Serra.
  1. Uma mulher bonita: Lilly Vianna (Minha esposa).
Igor e esposa . Foto arquivo pessoal de Igor
  1. Um homem inteligente : Chico Xavier.
  1. Escola de samba do coração : Cubango.
  1. Em qual escola ocorreu seu 1º desfile ? Na escola mirim, Ainda existe criança da Vila Kennedy.
  1. Seu pai foi sua fonte de inspiração para tornar-se interprete ? Foi, é e sempre será.
  1. Qual o grau de responsabilidade, por ser filho de uma eterna estrela do mundo do samba ? O maior que se possa imaginar , pois meu pai foi e sempre será o melhor o intérprete que eu já ouvi.  Respeitando é claro Jamelão,Haroldo Melodia (in memoriam) e Neguinho da beija flor .
Igor e o amigo Gilsinho da Portela.Foto arquivo pessoal de Igor
  1. Igor, diga um desfile inesquecível para você ? Foram os carnavais de 1990 e  2006. O de 1990  por ver a Mocidade pela 1º vez na avenida sem meu pai a conduzi-la e o de 2006, pois tinha menos de 2 meses que havia perdido minha mãe e meu 1º desfile como cantor oficial na Tradição.
  1. O que representa o carnaval na sua vida? Agradeço muito ao carnaval, pois graças a ele conheci minha esposa e estou conseguindo construir nossa vida. Com muito trabalho e as amizades que fiz no meio, tenho o carnaval como um presente de deus.
  1. O que seria,seu grito de empolgação “fogo no palhaço” ? Uma brincadeira que deu certo. Estávamos eu e o Tinga brincando, quando o ouvi se referindo a uma determinada coisa com esse termo. Soou bem e acabei adotando.
Foto arquivo pessoal de Igor
  1. Como é a vida do Igor Vianna, fora da época de carnaval ? Trabalhando muito com músicas, graças a Deus .
  1. Como você definiria Igor Vianna, em apenas uma palavra ? Amigo.
  1. Faz algum preparo especial para o dia do desfile? Repouso total.
  1. Você já passou por grandes escolas de samba como portela,vila isabel,santa cruz e agora a Cubango. Deseja realizar algum sonho com a mesma? Chegar com a Cubango ao grupo especial.
  1. Qual o diferencial do Igor  Vianna para os demais intérpretes ? Nenhum , cada um com seu cada um.
  1. Um samba inesquecível ? Elis, “Um trem azul, chamado emoção” o último samba que meu pai cantou.
  1. Diga um exemplo de intérprete de hoje ? Vários, porém eternamente Ney Vianna. 
Foto arquivo pessoal de Igor
   26.Se não fosse sambista,seria... ? Sambista(por que eu sou o samba a voz do morro sou eu mesmo sim senhor).

   27. Qual a sua visão sobre a industrialização do carnaval ? O carnaval sempre foi uma grande industria, sendo que hoje infelizmente tem afastando  o povo da nossa folia,  que é quem realmente faz o nosso carnaval. Essas pessoas é quem são o motor dessa grande indústria, nossa maior festa.
  
  28. O que os torcedores da Cubango podem esperar de você,para o desfile de 2011 ? Muita garra, luta ,sangue ,suor e fogo no palhaço.
  
 29. Deixe uma mensagem, para os sambistas do site oabrealas ?

Agradeço o carinho de todos, que me acompanham, admiram meu trabalho e torcem pelo meu sucesso. E para os amigos do site oabrealas toda sorte do mundo, que papai do céu os abençoe e que a luz de todos os orixás os iluminem, fiquem com deus e foooooooooooooooogoooooooooooo no palhaçoooooooo !!!!!!!!!
                                                                                                              Igor Vianna