quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

“ Obrigado, meu Deus! Minha escola é só felicidade. Vem comigo São Clemente ! “

Por Tatá Vianna



Dono de um sorriso largo e constante, possuidor de  voz marcante com  perfeita dicção, e apaixonado  pela escola de samba Preto  e Amarelo de Botafogo, simpático e querido no mundo do samba. Adivinhou, quem é ?
Calma, calma, que esta começando a esquentar...
Segundo o dicionário Michaelis,  sorriso é o ato de sorrir ou a manifestação de um sentimento de  simpatia, que se faz sorrindo. Há quem diga  que o sorriso é uma consequência direta da felicidade... O entrevistado da  coluna A voz da Avenida de hoje é o sorriso em pessoa, ou melhor, Igor Sorriso o intérprete oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente.
(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
Após ter passado pela escola mirin Aprendizes do Salgueiro, Mocidade Unida do Santa Marta, Vizinha Faladeira entre outras...  Foi  também apoio de Bruno Ribas (Unidos da Tijuca) e de Leonardo Bessa (ex- São Clemente), o " menino prodígio" (chamado assim por alguns), foi apresentado a comunidade clementiana no final de 2009 como o microfone principal da agremiação.
Em 2011 será a estreia  de Igor,  como interprete oficial da escola  na Marquês de sapucaí no grupo especial. A seguir um bate papo descontraído, com Igor Sorriso intérprete e pessoa. Para que você  possa conhecer melhor  a futura revelação do carnaval carioca.




Nome completo: Igor da Silva Moreira.
  
Data de nascimento: 24/02/1987.

Signo: Peixes.

Naturalidade: Rio de Janeiro.

Bairro onde reside: Jardim Botânico.
  
Estado civil : Solteiro.

Filhos: Ainda não.

Profissão: Cantor/Músico.

Cor Preferida: Azul.

Time do coração: Mengão.

Escola de samba do coração: São Clemente.
  
Prato preferido: Feijoada, Língua de boi, Rabada...Eu gosto de comida pesada (risos).

Uma mulher bonita: Atriz Paola Oliveira.

Um homem inteligente: Charlin chaplin.

(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
Um ídolo: Jamelão.

O que tira você do sério: Pessoa orgulhosa  e convêncida.

Defina o Igor Sorriso em uma única palavra : Simplicidade.

Um sonho: Cantar na Sapucaí no grupo especial pela São Clemente.

 Um medo : Perder pessoas que gosto.

O que você gosta de fazer quando não esta cantando ? Ir ao teatro, fazer um churrasco com os amigos e ouvir samba.

Sorriso” é um apelido ou nome artístico ? E como surgiu ? É um nome artístico. Quando comecei a cantar  samba, eu era apenas o Igor, aí meus amigos falaram Igor é muito vago, aí ficavam pára de rir negão, vamos arrumar um  nome artístico legal pra você, aí acabou ficando sorriso.

Como e quando virou intérprete ? Eu virei intérprete, quando comecei a cantar  nas eliminatórias de samba enredo no carnaval de 2004. No final de 2003 um amigo meu estava com um samba na São Clemente e eu tinha um grupo de pagode e  ele falou que eu tinha voz para cantar samba e iria cantar o samba dele na São Clemente.” Fiquei desesperado e falei pra ele, que isso cara nunca cantei samba.” Aí ele me  deu o cd aprendi o samba e fui lá para São Clemente cantar. O samba passou na primeira eliminatória e quando foi na segunda foi eliminado. Sendo que  me apaixonei por aquilo e segui em frente, aí no mesmo ano coloquei um samba com esse mesmo amigo na Mocidade Unida do Santa Marta e o samba foi campeão, aí me convidaram para ser  o cantor da escola.

Qual  sua  referência como intérprete ? Jamelão.

Qual foi será seu maior desafio como intérprete ? Ajudar a manter a São Clemente no grupo especial.

Dentro de uma escola de samba. Se você não fosse intérprete, seria ? Difícil, mas acho que eu seria da harmonia. Pois, eu gosto de incentivar o canto do pessoal, gosto da organização da escola.

(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
      Você possui, algum projeto paralelo a São Clemente ? Sim. Irei cantar na escola “Bonecos Cobiçados” de Guaratinguetá, junto com meu xará Igor Vianna. E tenho alguns outros projetos de carnaval em outros estados, mas estamos conversando ainda. Meu projeto maior, meu objetivo mesmo é o sucesso da São Clemente.

    

   Como é para você hoje estar trabalhando junto com “aqueles” que antes eram apenas seus ídolos ? É  muito gratificante e ao mesmo tempo é um pouco estranho. Por que a pouquíssimo tempo atrás, eu era acostumado a frequentar as quadras das escola de samba para escutar o Wantuir, o Bruno Ribas...Comprar o cd para ouvir como o Dominguinhos gravou. E hoje em dia eu vou para a quadra das escola de samba para cantar junto com eles, para dividir o palco...Hoje em dia eu pego o cd da escola de samba e minha voz esta lá também, é uma sensação nova em minha vida, mas estou me acostumando.

Sua família te apoia? Me dão muita força, sempre me deram e hoje em dia todo o trabalho que eu faço, eu me dedico tanto pela minha escola que é a São Clemente, quanto pela minha família que sempre acreditou em mim, e agora é um momento crucial na minha vida.

(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
Um desfile inesquecível? São Clemente, carnaval 2010. Onde foi minha estreia como primeiro intérprete na Marques de Sapucaí e a escola foi campeã do carnaval. Isso aí vai ficar para sempre.

O que representa o carnaval na sua vida  ? Carnaval é onde eu me liberto, onde eu me acalmo, onde eu me divirto, onde eu trabalho e onde eu encontro minha felicidade.

"Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé." Assim diz, o trecho da música  “Samba da minha terra” do poeta e sambista   Dorival Caymmi. Você concorda, com essa definição de sambista dada por ele ? Sim. Samba é um estilo musical, muito envolvente. Ou a pessoa gosta ou ela gosta. E o samba, ele faz todo o tempo parar, todo mundo  se concentrar apenas naquele momento do desfile ou do ensaio de uma escola. Qualquer rua, onde você escute o barulho de uma bateria, tudo mundo pára e já se junta àquela multidão.

(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
    Qual o “peso” de ser intérprete oficial de uma escola  do grupo especial, sendo jovem  ? O peso é maior, caso algo não der certo a juventude será culpada, pela falta de experiência. Então é até, muito boa essa pergunta... Muita gente respeita, muita gente ajuda, só que ainda falta um pouco de respeito aos jovens intérpretes do samba. Porque todo mundo começou, ninguém chegou experiente. Eu já escutei muita gente falando, ah vai botar um moleque novo para cantar? Bota um cara experiente, eu discordo se o moleque é bom, tem potencial, coloca o moleque novo sim e deixa ele aprender,  assim ele vai melhorando.
  
    Você foi apoio do Leonardo Bessa, qual a sua relação com ele , após você o ter substituído na São Clemente? Agente é amigo, nos damos bem, brincamos, vou ao estúdio dele fazer gravações e sempre encontro com ele. É uma pessoa que me ajudou muito, foi um dos poucos interpretes que tive referência, um dos poucos que tive a oportunidade de trabalhar. Ele me deu a referência de como ser interprete de escola de samba, aprendi muita coisa com ele.
 
     Realiza algum preparo especial no dia do desfile ? Descanso bastante e faço minha oração, acredito muito em Deus. Tanto que meu grito de guerra é “ Obrigado meu deus” e aquecimento de voz, normal. Mas procuro mesmo é trabalhar mais meu psicológico, para não ficar nervoso e nem ansioso,  e realizar um bom trabalho.

    Como é sua relação, com a diretoria da São Clemente ? Maravilhosa. A São Clemente é Uma família, conversamos muito, levo bronca quando tenho que levar (risos), mas é uma relação muito legal. Na São Clemente além do profissionalismo, existe amizade, cumplicidade,  troca de idéias, olho no olho e aperto de mão firme.

   Defina a São Clemente em uma única palavra? Emoção.
 
  Como esta o coração para sua estreia  no grupo especial em 2011?  Ansioso, algumas noites demoro muito para dormir pensando. E  da um friozinho na barriga, o coração esta bem, ta preparado para esse desafio.

  
Um samba que marcou sua vida ?Capitães de Asfalto” (São Clemente/1987)Um samba que acho muito bonito e sempre me emociono, quando canto ele na quadra. 

“...A são clemente
Lembrou do seu existir:
Somos capitães de asfalto
Na sapucaí.”

                                      (São Clemente/1987)
  
Você possui amigos no mundo do samba ou existe muita rivalidade? Tenho muitos amigos sim. E hoje em dia meus melhores amigos, são do samba. É claro que existe rivalidade, como em qualquer outro lugar, mas também tem muita gente boa, da para cultivar muitas amizades.

  Cite um exemplo de intérprete da atualidade ? (Como pessoa e como cantor) Clóvis Pê(Mocidade Alegre SP).Sempre o conheci como cantor, e sempre gostei, depois de um tempo conheci a pessoa dele e nos tornamos grandes amigos,  tenho um carinho muito especial por ele.


  Qual sua opinião sobre, a polêmica em relação ao fato de ser “antiético”  o intérprete oficial de uma escola participar da disputa interna de sua própria agremiação ? Acho que cada escola faz a sua regra. Eu não colocaria meu nome em risco, participando de uma disputa na São Clemente, sendo o primeiro interprete de lá. Porque muita gente não iria valorizar a credibilidade da disputa e acabaria correndo o risco de dar problema, não vejo necessidade. Respeito todas as escolas,  mas eu não faria.


(Foto do arquivo pessoal de Igor Sorriso)
    Em 2011 será seu segundo desfile pela São Clemente como intérprete oficial. O que a comunidade e admiradores da escola, podem esperar de você? Podem esperar muito empenho, muita garra, muita vontade de ajudar a São Clemente nesse grande objetivo. Que é se manter na elite do carnaval carioca.



      " ...Sou carioca e São Clemente  
Irreverente, minha paixão  
Meu Rio sua beleza inspira o mar azul  
Canta Zona Sul! "  
                                         (São Clemente/2011)



    Deixe uma mensagem para os sambistas do site oabrealas:
Um abraço a todos, um bom carnaval para todos ... Um feliz ano novo e um beijão para Tatá essa repórter maravilhosa , é isso aí São Clemente !!!

                                                                                                           Igor Sorriso