terça-feira, 31 de maio de 2011

Soy loco por ti, Vila Isabel!

Por Tatá Vianna


  (Foto: Angélica Zago)
Em uma tarde de sábado chuvosa,  Anderson dos Santos me concedeu essa entrevista. Marcamos em um restaurante no bairro de Vila Valqueire, pois seria de fácil acesso para ambos. Apesar do clima frio, meu entrevistado chegou sorrindo e super simpático.
Anderson é uma das grandes vozes do nosso carnaval na atualidade, um dos mais requisitados para defender sambas nas eliminatórias e  muito querido por todos do meio. E aí, já adivinhou quem é? Então SOLTA O BICHO !!!!!!!
Na coluna a voz da avenida, Tinga o intérprete da Unidos de Vila Isabel. Ele  foi levado para o samba por seu  pai. No samba chegou e ficou, é totalmente “louco” pela azul e branca de Noel, escola onde começou e permanece até hoje. Vale lembrar, que só o falecido mestre Jamelão e Tinga permaneceram em suas escolas de coração, sem nunca terem saído. Apesar de receber inúmeras propostas de  escolas paulistanas como Vila Maria, Tucuruvi, Mocidade Alegre, entre outras, Tinga jura não deixar sua amada Vila Isabel.
Não só de samba enredo ele vive, se quiser ve-lo  e ouvi-lo, basta dar uma chegadinha todo domingo na Associação Atlética de Vila Isabel, a partir das 18h, e curtir sua roda de samba. Então é isso, seja bem vindo a conhecer mais um pouco da vida pessoal e profissional do talentoso intérprete Tinga.


Oabrealas :Nome completo ? Anderson dos Santos.



Oabrealas :Como e por que surgiu seu apelido? Na verdade não sei (risos). É um apelido que tenho desde criança.



                             (Foto: Diego Mendes)
 Oabrealas:Data de nascimento?  27/02/1974.

Oabrealas :Signo? Peixes.

Oabrealas : Naturalidade? Rio de Janeiro.

Oabrealas :Bairro onde reside? Vila Valqueire.

Oabrealas :Estado civil? Casado.

Oabrealas : Filhos ? Sim, quatro.

Oabrealas :Profissão? Músico.

Oabrealas :Cor Preferida ? Azul.

Oabrealas :Time do coração ? Flamengo.

Oabrealas :Escola de samba do coração? Unidos de Vila Isabel.

Oabrealas :Prato preferido? Tudo. Gosto de qualquer comida.

Oabrealas:Personalidade do carnaval ? Tem muitas, mas cito o nosso grande mestre Jamelão.

Oabrealas : Um ídolo? Zico.

Oabrealas :O que tira você do sério?Mentira.

Oabrealas :Um sonho? Já tenho alguns conquistados, porém sonho em gravar um cd de pagode.

Oabrealas :Um medo ? De não envelhecer.

Oabrealas :Saudades ? Meu falecido irmão.

Oabrealas :Uma frase que resume sua vida ? Deixa a vida me levar.


  (Foto: Angélica Zago)
                       
Oabrealas :O que você gosta de fazer quando não está cantando?  Gosto de estar com meus amigos.

Oabrealas:Como e quando virou intérprete ? Comecei muito cedo em 1989, na Herdeiros da Vila. Em seguida entrei para a escola mãe, que é a Unidos de Vila Isabel em 1999 para participar do carro de som. Em 2004 o Evandro me convidou para ser o primeiro intérprete da escola, onde cheguei com pé-quente trazendo a Vila de volta ao Grupo Especial e onde permaneço até hoje.

Oabrealas : Qual sua referência como intérprete ? Mestre Jamelão.

Oabrealas :Qual foi  seu maior desafio como intérprete ?  Meu maior desafio foi chegar onde estou hoje. É muito dificil, as pessoas que fazem parte das diretorias das escolas de samba  tem que acreditar nos jovens e dar oportunidade aos jovens talêntos.

Oabrealas :Dentro de uma escola de samba se você não fosse intérprete, seria ? Seria ritmista, já toquei na bateria durante algum tempo.

Oabrealas :Você possui projetos paralelos à Vila? Sim, trabalho também com shows, tenho uma firma de eventos e tenho um grupo de pagode que realiza uma roda de samba em Vila Isabel.

Oabrealas :Um desfile inesquecível? A Vila é para ti. (2004)



"É orgulho na avenida cantar,

Refletir...
O meu canto em poesia, no mar

A Vila é para ti."




                            (Foto: Angélica Zago)
Oabrealas:O que representa o carnaval na sua vida ? O carnaval na minha vida é tudo. É o que me trás alegria, é o que sustenta a minha familia.

Oabrealas:Realiza algum preparo especial no dia do desfile ? Procuro descansar bastante, acho que é o mais importante.

Oabrealas:Como é sua relação com o novo presidente da Vila, o  Wilsinho ?
É maravilhosa. É a continuidade da gestão anterior,  na verdade ele já era o presidente, depois do problema com o  pai dele.

Oabrealas :Algum intérprete já tentou “ puxar seu tapete” na Vila ? Sim, mas como estou na Vila há muito tempo e nunca saí, esses que gostam de puxar tapete não enxergam nenhuma chance. Eles nem tentam muito, já teve um ou outro que esteve lá tentando, mas não arrumou nada.


Oabrealas :Descreva a emoção de ter sido campeão em sua estreia como interprete oficial, em 2004 ? Foi inesquecível. No ano anterior a Vila havia sido prejudicada, então em 2004 as pessoas estavam muito emocionadas, todo mundo se abraçando na avenida e tal... Aí quando a escola entrou, parecia que estava todo mundo “Possuído” nada tiraria  aquele título da Vila.


                  (Foto: Diego Mendes)
Oabrealas : A quê você atribui o fato de ser "muito requisitado" para  cantar samba nas eliminatórias?  Profissionalismo e o amor que tenho para realizar o trabalho. Todo mundo tem o seu valor, mas alguns colocam o dinheiro em primeiro plano, não vestindo a camisa.Faço tudo com muito carinho, porque os compositores que estão ali apresentando suas obras, tem a possibilidade de realizar um sonho e ganhar um dinheiro.Vejo essa situação, como um estimulo profissional para fazer a coisa ainda melhor. Eu e o Nêgo brincamos durante as eliminatórias de ver quem ganha mais dinheiro, e esse ano ele ganhou de mim, por conta da vantagem de eu estar aos domingos em São Paulo(risos).

Oabrealas :Já ganhou prêmios ? Sim, mas não me preocupo com isso, procuro sempre fazer o melhor para a minha escola e se rolar prêmio legal. Prêmios servem de incentivo, mas não fico visando isso.

Oabrealas :No carnaval 2011, você estreiou em São Paulo na Unidos do Peruche. Como foi essa receptividade em solo paulistano ? Foi uma receptividade maravilhosa. Não fui para São Paulo ainda porque não deixo a Vila. Então surgiu a oportunidade na Peruche, fizemos um acordo e concilei dentro do possível com as duas escolas. Infelizmente não consegui comparecer  aos ensaios técnicos,  eles até mudaram o dia de  ensaio de quadra, passando de domingo para sexta para que eu pudesse comparecer. Infelizmente para 2012  não estarei na peruche como intérprete. Pois, o desfile deles é no domingo e o especial aqui  no Rio também é, se fosse outro dia, com certeza estaria lá.

Oabrealas :Como surgiu seu grito de guerra " solta o bicho !" ? Em 2006, eu conversando com um amigo o André Diniz, que é um dos grandes compositores da atualidade, comentei que a escola estava alegre, cantando o samba com muita garra e que naquele ano faria um grande desfile. Apesar de estar subindo do grupo de acesso, ninguém acreditava que a Vila pudesse ser campeã. Aí falei pra ele que a Vila chegaria na avenida, “o bicho” naquele ano e que no dia do desfile eu gritaria “Solta o Bicho!” Ele ficou todo animado,disse que seria muito maneiro me deu maior incentivo e eu dizendo que não faria, pois podiam achar que fosse para os bicheiros e tal.E ele insistindo, quando chegou no dia do desfile mandei o solta o bicho e o povo gostou. Hoje as pessoas ficam esperando por ele e acabou virando minha marca.

Oabrealas :Te incomodou quando foi dito que Wander Pires faria parte de seu carro de som ? Não, fui eu que o convidei. Tenho uma amizade muito grande com ele, é uma pessoa que gosto bastante. Eu o chamei, porém a diretoria da Vila não aceitou achando que iria atrapalhar. Tudo para mim é em prol da Vila, não vejo nada em meu favor, achei que para a escola seria bom e ainda estaria ajudando a trazê-lo de volta para o Rio, logo que ele só estava em São Paulo. Não aconteceu e hoje, ele voltou e graças a deus esta bem  na Porto da Pedra.


                                (Foto: Diego Mendes)
Oabrealas :Você possui muitos amigos no samba? Muitos. Eu não tenho problemas com ninguém, tenho muitos amigos no meio do samba, aliás nesse momento o Bruno (Ribas) acabou de me ligar.Tenho uma ótima amizade com todos eles.

Oabrealas:Você sugeriria alguma mudança na estrutura do sambódromo, para melhoria do trabalho dos intépretes ? Sim. Sempre falamos a respeito do som, não que o som da avenida seja ruin, é que ele aparece para alguns e some para outros.Têm que ser igual para todo mundo, todos nós somos profissionais.

Oabrealas:Considera positiva essa ”industrialização” das Escolas de Samba ? Nem negativa e nem positiva. Tudo muda,o computador chegou e modernizou muita coisa, assim acontece nas escolas de samba, elas vão evoluindo...O que era de um jeito, hoje já não é mais. Antigamente o samba e a bateria eram mais lentos, as fantasias não tinham quase roupa, os carros não tinham tanta tecnologia.Hoje o dinheiro que se gasta em um único carro, daria para fazer um carnaval inteiro.Tudo mudou, o dinheiro mudou,o patrocinio chegou e aconteceu a evolução do todo.

Deixe uma mensagem para os sambistas que acompanham o  site oabrealas:
 Primeiramente, peço para que não deixem o samba morrer...O samba é tudo de bom, é maravilhoso. Que todas as pessoas que acessam o site oabrealas, vejam o samba com muita alegria. E certos “jornalistas”, cuidado com suas criticas maldosas e que não existem... Usem a verdade e coisas que acrescentem ao samba, a música e ao nosso carnaval.
                                                                                              Solta o Bicho!!!!!!!!!
                                                                                                                 Tinga




Clique e veja mais fotos do intérprete Tinga





Um comentário:

  1. Vamos combinar que o Tinga é tudo de bom..uma figura humilde, simples, simpatico com todos e canta muito..isso incomoda muita gente....
    Mas eu vou todo o ano ao Rio para ver o Paulo Barros mudar o carnaval a cada ano e ouvir o Tinga....quando ele passa e abana para nós de Sampa...eu só falto cair na passarela do samba.
    Amo o Tinga e sua linda family

    Solta o Bicho....ehehehe

    ResponderExcluir